terça-feira, 28 de junho de 2016

OS "AIS" DO PROFETA ISAÍAS


Assim como chamamos o profeta Jeremias de profeta chorão por causa de suas lamentações também podemos chamar Isaías de profeta dos ais, porque várias vezes ele se refere ao povo, a um grupo ou até a alguém em particular, começando por uma expressão de tristeza: “Ai...”. É como se ele estivesse advertindo alguém pelo seu mau caminho e decisões erradas, mostrando as tristes consequências. No capítulo 5, Isaías lamenta-se seis vezes. Vejamos as três primeiras causas de sua tristeza:

O primeiro “ai” do profeta Isaías é por causa do egoísmo do povo (5.8) - Quando perguntaram ao Senhor Jesus qual o grande mandamento, Ele respondeu: “Amarás ao Senhor teu Deus... e a teu próximo como a ti mesmo.” (Lucas 10.27). Parece-nos que a Igreja em Atos (capítulo 2) entendeu este mandamento, pois funcionava perfeitamente (tinham tudo em comum). O apóstolo Paulo nos adverte em Filipenses 2.21: “porque todos buscam o que é seu”. Entendemos que o egoísmo não deve fazer parte da vida do crente, pois o egoísmo não é de Deus e o egoísta, em sequência, também não é de Deus.

O segundo “ai” do profeta Isaías é por causa das bebedeiras e as festas mundanas realizadas pelo povo (5.11-12) - Muitas vezes dizemos: eu não pratico tal e tal coisa, mas não julgo quem as pratica: cada um é quem sabe de sua vida. Desta forma, vemos muitas pessoas que vão caindo pelo abismo da perdição sem que alguém lhes mostre, antes, o caminho da salvação, apenas porque não querem se aborrecer, ou se intrometer na vida dos outros, ou até estão felizes em apenas observar (apesar de não fazerem parte de festas e bebedeiras). Ficam de longe olhando os que tais coisas praticam sem lhes dar uma oportunidade de conhecerem a Verdade. “Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro...” (Habacuque 2.15-16). Tiago relembra: “aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz, está pecando” (Tiago 4.17). E o profeta Ezequiel exorta: “eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel”. (Ezequiel 3.17).

O terceiro “ai” do profeta Isaías é por causa da teimosia do povo (5.18) - A origem da teimosia é a incredulidade (2Reis 17.14). Quando os ouvidos estão fechados à fé, então o povo se torna teimoso. Pela teimosia vem o orgulho, a arrogância, isto é, a compreensão do erro, mas o não quebrantamento e humilhação. Deus sabe que a teimosia existe somente no coração perverso (Jeremias 7.24).

A tristeza de Isaías reflete de várias formas a tristeza de Deus. Lancemo-nos diante do Senhor e clamemos pelas Suas misericórdias. Arrependidos, confessando os nossos pecados, supliquemos o Seu perdão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página