domingo, 13 de maio de 2012

HERANÇA

"O Senhor é a porção da minha herança (...). Tu sustentas a minha sorte" Salmos 16.5

"O homem de bem deixa uma herança aos filhos de seus filhos..." - Provérbios 13.22


C
erta vez, numa fila de restaurante a quilo, ouvi um diálogo onde um homem disse a outro que "estava sumido" há bastante tempo porque fora acometido de um derrame e que ficara internado durante vários dias em uma clínica médica. Completando a sua então má sorte, disse que aquilo foi consequência de uma herança dos pais. Entendi que ele quis dizer que a sua doença era hereditária. "É uma herança dos meus pais!" - disse ele.

Realmente não sei se derrame cerebral é uma doença hereditária, mas a maneira com que ele disse "é uma herança dos meus pais" me fez pensar sobre o assunto durante todo o almoço.

Que tipos de herança podem os pais deixar para os seus filhos? Jóias, dinheiro, propriedades, obras de arte? Embora muitos pensem que essas coisas sejam tudo de bom e eu também até acho que sejam, também acredito que existe um tipo de herança muito mais valiosa do que qualquer coisa material que os pais deveriam deixar para os seus filhos, mesmo porque já ouvi muitos casos de rixas entre irmãos em virtude das preciosas heranças materiais. Há um antigo ditado popular que diz: "pai rico, filho nobre, neto pobre".

Que herança mais valiosa seria esta? Atualmente, o mundo corre para as aptidões profissionais em busca da independência financeira. São os cursos, os mestrados, doutorados, MBAs e muitas outras coisas que tem direcionado os jovens. Na verdade toda a disputa por melhores posições é válida, mas o princípio maior está sendo desprezado por grande parte da sociedade.

Jesus Cristo advertiu os homens de sua época dizendo “... mas buscai primeiramente o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6.33). Jesus não condenava as riquezas e a busca por melhores posições na sociedade, mas receava que essa busca desvirtuasse totalmente o homem de Deus – que deveria estar em primeiro lugar.

Quando perguntaram a Jesus qual era o maior dos mandamentos a resposta foi clara e concisa: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: amarás o teu próximo como a ti mesmo.” (Mateus 22.37-39). Verdadeiramente Jesus repetia o que fora dito há cerca de 1500 anos antes, com a recomendação de que este mandamento deveria ser inculcado nos filhos e que deveria ser ensinado sentado em casa, andando pelo caminho, ao deitar e ao levantar. Esse mandamento também deveria ser atado em uma das mãos e escrito nos umbrais das casas e nas portas. (Levítico 19.18b e Deuteronômio 6.5-9).

Quero dizer que a busca, às vezes obsessiva por melhores posições, podem trazer consequências gravíssimas à sociedade, pois as gerações seguintes talvez não cheguem ao conhecimento da Palavra de Deus e o mundo, que deveria ser bem melhor, chegará definitivamente ao caos espiritual e material.

Uma herança material é importante. Uma herança espiritual é vital.

Que herança você deixará para os seus filhos e para os filhos de seus filhos?

Total de visualizações de página