segunda-feira, 30 de março de 2015

ABÚLICO

O Novo Dicionário Aurélio diz que "abúlico é o que sofre de abulia, que não tem ou quase não tem vontade e que são frequentemente surpreendidos por crise de torpor, de inércia... enfim, e que só podem ser vencidos à custa de energia suprema, ou por ordem imperiosa de outrem".

Abulia, por sua vez, é uma alteração patológica que se caracteriza pela total diminuição da vontade, indecisão e impotência para agir.

Enfim, abulia é uma doença; abúlico é um doente...

A Bíblia faz diversas citações de homens e mulheres abúlicos, ou seja, que perderam a vontade, o desejo de realizar coisas que poderiam modificar o rumo de um grupo ou de uma sociedade. Mas não é deles que quero falar. Neste caso, os exemplos negativos não seriam edificantes.

A Bíblia mostra que por grande força de vontade e desejo homens e mulheres alcançaram coisas grandiosas.

Foi pela força de vontade que Noé construiu uma arca que salvou toda sua família e muitos animais de um dilúvio. Semelhantemente, o desejo de alcançar um ideal levou Abraão a sair de sua terra e tornar-se o que conhecemos como "pai das nações". Se não fosse a perseverança de Moisés e de Josué, o povo de Israel talvez até hoje seria escravo do Egito. Foram as sábias decisões de líderes, reis e profetas que transformaram pessoas, povos e nações. A reconstrução dos muros de Jerusalém aconteceu porque um grande líder - Neemias - apoiado por Esdras, não desanimou diante dos constantes ataques inimigos tentando-o a desistir e abandonar aquela importante empreitada.

O esforço quase sobrenatural dos apóstolos, principalmente Paulo, tendo como base algumas igrejas que se motivaram a ajudá-lo levou o Evangelho aos quatro cantos do planeta.

Missionários, pregadores da Palavra de Deus, pastores, igrejas, crentes enfim, não sejamos abúlicos. Lutemos sem cessar, sabendo que a vitória é certa!

E quanto a você, irmão, valorize os dons que Deus lhe deu e não permita que a abulia se torne contagiosa e crônica. Amém!

Total de visualizações de página