terça-feira, 15 de março de 2011

MINHA ESCOLA É CAMPEÃ!

-1-

Por ocasião das festas carnavalescas alguém me perguntou, em tom de gracejo, em qual escola eu iria participar. Respondi sem pestanejar: "na Escola Bíblica!".

É bom saber que o termo "escola" não significa necessáriamente o estabelecimento, o prédio, o local onde se ministra, sistematicamente, o ensino coletivo, quer seja público ou particular. "Escola" também significa o conjunto de adeptos ou seguidores de um sistema ou corpo de doutrina de pessoa notável, a quem chamamos de mestre, o qual, muitas vezes, dá nome à escola.

A História registra o surgimento de várias Escolas. Umas com o nome do seu criador (Freudiana, Pitagórica, Socrática) e outras de acordo com a época ou momento histórico (Barroca, Romântica, Renascentista). O fato é que cada Escola tem a sua origem e os seus seguidores, cuja valorização e duração são determinadas pela tenacidade, dinamismo, esforço e participação de seus seguidores, os quais procuram torná-la conhecida e duradoura. Isto quer dizer que muitas Escolas desapareceram ou deixaram de ser importantes não pelo fato do mérito da doutrina ou incapacidade de seu criador, mas provavelmente pelo desânimo, cansaço, abatimento e incredulidade dos seguidores, além de ausência de líderes com capacidade para conduzi-los.

-2-

"Minha escola é campeã!". Este foi o grito de uma multidão na quarta-feira após o carnaval. Bem que eles, como tantos outros que almejavam a grande vitória, até trabalharam bastante para isto (aqui vale o paradoxo: alguns até deixaram de trabalhar...). Escolheram criteriosamente o enredo, os destaques, o samba, ensaiaram, fizeram alegorias, prepararam fantasias, etc. E haja muito dinheiro para gastar. "Pra tudo se acabar na quarta-feira...".

Perguntas paradoxais à alegria passageira:
  • pode uma Escola dizer que é campeã se para isto é necessário matar ou morrer?
  • pode uma Escola dizer que é campeã se para isto muitas moças se entregam a fim de conseguir uma boa foto numa revista pornográfica?
  • pode uma Escola dizer que é campeã se o vício e a depravação moral são os seus maiores destaques?
  • pode uma Escola dizer que é campeã se a fome, a doença, o roubo, a submoradia, o subemprego, o analfabetismo e tantas outras coisas geradoras do caos social desfilam ao lado de tanta ostentação e falsa riqueza?
  • pode uma Escola dizer que é campeã se para chegar ao pináculo da vitoria foi necessário que muitos lares se desfizessem?
O verdadeiro campeão não é conivente com a corrupção!

Pandeiros, tamborins e reco-recos à parte, é bom pensar no que realmente caracteriza uma Escola como sendo verdadeiramente campeã.

-3-

No capítulo 8 de Neemias estão registradas as grandes características de uma escola que realmente deseja ser campeã e duradoura. Vamos chamá-la de Escola Bíblica Padrão:
  • "Todo o povo se ajuntou" - houve desejo, interesse em aprender.
  • "Como um só homem" - um só propósito, um só alvo: aprender.
  • "Na praça, diante da porta das águas" - um local específico.
  • "O livro da Lei de Moisés" - um livro específico.
Apenas no verso 1 deu para notar que se uma Escola espera alcançar a vitória maior, quatro coisas são necessárias: a Palavra de Deus, um local, um grupo de pessoas  e um propósito comum, qual seja, o desejo em aprender. Se uma Escola Bíblica porventura ainda não é uma campeã é porque, provavelmente, deve estar faltando pelo menos uma das qualidades acima apresentadas.

Obviamente todos queremos que nossa Escola seja verdadeiramente mais que vencedora. Então você e eu devemos expressar isto em atitudes campeãs. A partir da liderança todos somos diretamente responsáveis pelo bom funcionamento e progresso da Escola Bíblica, até mesmo porque não é uma Escola comum. Ela tem o Mestre Notável por excelência; o Senhor Jesus Cristo!

Como dissemos na primeira parte deste texto, a valorização e a duração de uma Escola é determinada pela tenacidade, dinamismo, esforço e participação de seus seguidores, os quais procuram torná-la conhecida e duradoura.

A sua Escola Bíblica é conhecida na comunidade onde você mora?

Total de visualizações de página