sábado, 15 de setembro de 2012

NATUREZAS MUDADAS I

A história abaixo encontra-se em 1Samuel, capítulos 4 a 6.

Na guerra contra os filisteus o povo de Israel teve a ousadia de utilizar a arca do Senhor como amuleto com o objetivo de alcançar o livramento do Senhor. Sim, porque isto anteriormente já dera certo e até que quase surtiu efeito, não fosse o destemor dos filisteus que lutaram bravamente, mataram trinta mil israelitas, inclusive Hofni e Finéias - filhos do sacerdote Eli - e ainda tomaram a arca do concerto. Que resultado devastador, que consequências drásticas!

A arca mudou de endereço; saiu de Silo, terra de Israel e foi para Asdode, terra dos filisteus, que indiferentes colocaram-na na casa de Dagom, seu deus. Agora não era guerra entre dois povos. "E a mão do Senhor se agravou sobre os de Asdode, e os assolou: e os feriu com hemorróidas, a Asdode e aos seus termos". De cidade em cidade, por onde a arca passava, ficavam rastros de moléstias e morte em todos os moradores, desde as crianças e até os idosos. Foram sete meses de terror entre os filisteus.

Os sacerdotes filisteus não aceitavam que Dagom fosse derrotado pelo Deus de Israel, mas pelo clamor do povo que sofria foram convencidos a devolver aquilo que para eles se tornara "a arca da maldição". Fizeram um carro novo e puseram duas vacas que ainda amamentavam seus bebês-bezerros e tentaram a Deus dizendo: "se as vacas subirem pelo caminho do seu termo a Bete-Semes (terra de Israel), saberemos que foi o Deus de Israel que nos fez este grande mal; se não, saberemos que Ele não nos tocou e que as enfermidades foram por acaso". Certamente eles sabiam que não se pode separar vacas que amamentam dos seus bezerros, pois elas voltariam rapidamente para os seus filhotes.

Mas foi grande a decepção! Elas se encaminharam direitamente pelo caminho de Bete-Semes, andando e berrando, sem se desviarem para a direita nem para esquerda, pois Deus mudou a natureza das vacas.

========

Deus mudou também outras naturezas:
  1. o mar abriu para a passagem de um povo;
  2. a mula de Balaão falou;
  3. o rio Jordão parou o seu trajeto para que o povo atravessasse a pés enxutos;
  4. o fogo não queimou os três jovens lançados numa fornalha muito quente;
  5. os leões não devoraram o profeta Daniel;
  6. e muitas outras naturezas que foram mudadas.
Entretanto, as vacas, o mar, a  mula, o rio, o fogo, e os leões não tem vontade própria, nem livre arbítrio. Deus manda e todos simplesmente obedecem. E quanto ao homem, que Deus tanto amou a ponto de entregar seu filho unigênito - Jesus Cristo - para resgatá-lo do infame pecado? Desejaria esse homem mudar a sua natureza? Permitiria que Deus transformasse a sua vida, apenas obedecendo a vontade divina?

Total de visualizações de página