sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

DEUS TE ABENÇOE!

― “Bença”!
― Deus te abençoe!
Este é um diálogo comum entre filhos e pai, mãe, avós, tios e demais pessoas com as quais a criança aprende desde cedo a praticar para mais tarde ensinar aos seus filhos. O mesmo acontece nas instituições religiosas, onde a expressão “Deus te abençoe” é utilizada largamente. Certa vez, quando parabenizei uma senhora por causa da bela apresentação do coro da igreja, ela me respondeu rapidamente:
― Deus te abençoe!
― ?!
Quem sabe quando começou a se utilizar e qual a origem desta expressão? Qual o seu significado? Qual o seu valor quando utilizada? O que acontece com a pessoa quando a ouve? O que produz nela efetivamente? É realmente uma benção? É bíblica? Estas e outras questões transitam pela minha mente há muito tempo.
Muitas pessoas não me responderam o que é benção. Então por que vivem dizendo “Deus te abençoe!” se não sabem o que significa benção? Uma delas, com gracejo, disse: “Ah! Por que é tão bonitinho!..”. Ora, benção, que é o contrário de maldição, significa desejar, realizar o bem a alguém. Por isso entendo que “Deus te abençoe!” traduz-se por “Deus te deseje o bem”. Mas se Deus sempre nos deseja o bem, logo “Deus te abençoe!” é redundante.
Pense: se você nunca tivesse encontrado com determinada pessoa, jamais poderia dizer-lhe “Deus te abençoe!” e não seria por causa disso que Deus deixaria de abençoá-la. Outra redundância: Deus nos abençoa independentemente de alguém dizer “Deus te abençoe!”. Ele nos abençoa com o ar, com o frio, o calor, o dia, a noite, a vida; Ele nos abençoa com a sua misericórdia, a paz, o amor, a salvação. E mais: ao dizer “Deus te abençoe!” estou transferindo a responsabilidade para Deus, como se estivesse dizendo: “Ei, Deus, abençoa esta pessoa, ok?”. E Deus me dirá: “Meu filho, eu já lhe dei esta responsabilidade; você foi criado para ser um abençoador! É você quem deve abençoar (desejar o bem)”.
Fiz um teste: pedi a várias pessoas que ficassem de frente uma com a outra e que proferissem palavras ou realizações de benção. Quanta dificuldade! Só sabiam dizer “Deus te abençoe!”. Parece até que sabemos mais amaldiçoar (desejar o mal) do que abençoar...
Tendo como base o Salmo 62.4 seria ótimo se pudéssemos fazer uma sincera avaliação com relação à nossa capacidade de abençoadores.
Dizer “Deus te abençoe!” é atitude do medroso espiritual, que não quer se envolver com o seu semelhante ao desejar-lhe uma coisa boa para sua vida e para a vida de sua família. Abençoar, por outro lado, também é realização. Com certeza você conhece pessoas que só tem recebido palavras e atitudes de maldição e também necessitam das bençãos materiais, além das espirituais e você pode, amorosamente, abençoá-las até mesmo com alguma ajuda financeira entregue delicadamente num envelope e sempre acompanhada com palavras apropriadas exclusivamente para aquela pessoa e para aquela situação específica, abrindo-lhe portas de vida, fé, esperança e amor, ao invés de palavras que são apenas “fórmulas religiosas”.
Que tal experimentar hoje o privilégio de abençoar alguém?

Total de visualizações de página