segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

ATITUDES PARA UM BOM RELACIONAMENTO

Cada vez mais estou certo que um dos maiores elos entre o casal é a boa comunicação, e não canso de repetir: a comunicação é básica para todo o relacionamento familiar.

A Palavra de Deus afirma que “a resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita ira” (Provérbios 15.1). Sendo assim, desta expressão entendemos que jamais haverá boa comunicação e, conseqüentemente, bom relacionamento, se as respostas são dadas com palavras recheadas de raiva, ódio, ressentimentos, ou até mesmo com ira no coração. Por isso, procure responder sempre com palavras brandas e veja como isso mudará sua comunicação com o seu cônjuge e com outras pessoas.

Se for possível responder sem raiva, também é possível discordar sem causar brigas. Não é preciso aceitar tudo, concordar com tudo; mas, por outro lado, não é preciso brigar toda vez que não houver concordância. Pense que uma palavra áspera machuca profundamente. Quando um cônjuge ataca o outro com palavras ásperas estará esmagando este coração. Você já foi esmagado pelas palavras ríspidas de seu cônjuge? Talvez hoje mesmo isto já tenha ocorrido. Como seria bom se prestássemos atenção às palavras do apóstolo Paulo ao dizer: “toda amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias, e toda malícia seja tirada de entre vós” (Efésios 4.31).

Se pensarmos também que em todo casal existem pontos-de-vista diferentes, devemos aprender a comunicar as diferenças sem culpar ou criticar a outra parte, mesmo achando que traga algum benefício. Compreendamos que somos pecadores, falhos e que devemos viver intensamente sob a total dependência de Deus.

A verdade é que muitas vezes pensamos, falamos e fazemos coisas que magoam e entristecem a Deus e a nosso cônjuge e filhos. Por causa disto, quantos vivem mal relacionados não conseguindo se comunicar positivamente, isto é, sem agressividades? Vivem sempre brigando, discutindo, sempre com palavras duras e ríspidas, que só trazem à tona coisas amargas, produzindo confusão e criando situações desagradáveis.

O apóstolo Tiago, irmão de Jesus Cristo, aprendeu muitas coisas com relação ao uso da palavra e ele mesmo nos ensina dizendo: "... mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos a Deus e Pai e com ela amaldiçoamos os homens feitos à semelhança de Deus; de uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. Porventura, deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Assim, tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce" (Tiago 3.8-12).
 
De outra forma, a Bíblia também nos ensina e recomenda que é muito bom conviver com as pessoas que tem boas palavras em suas bocas porque: “favo de mel são as palavras suaves, doces para a alma, saúde para os ossos” (Provérbios 16.24). Nada custa uma boa e sincera palavra, principalmente se vem antecipada por um alegre sorriso. Até ao receberem um olá!, bom dia!, como vai?, as pessoas se sentem felizes e valorizadas.
Muitas vezes nós erramos contra o nosso semelhante e ofendemos nosso irmão, ou nosso cônjuge. Quando isto acontecer, devemos, como cristãos, humildemente reconhecer o erro e confessá-lo e, em seguida, pedir perdão. Daí então transmitir para o cônjuge o amor que Deus colocou em nosso coração, o qual deve ser caracterizado pelas nossas atitudes diárias.

Há três expressões que transformam um relacionamento tênue, enfraquecido pelo rancor, apodrecido pelas mágoas, ofensas e tristezas São três atitudes que transformam uma inimizade contrária à vontade de Deus, por um relacionamento saudável, carinhoso, amoroso, que se baseia na vontade soberana de Deus:

ERREI
POR FAVOR, ME PERDOE
EU TE AMO.

Por que não experimentar estas atitudes ainda hoje?

Total de visualizações de página