quarta-feira, 20 de abril de 2011

O SALTO DA PÁSCOA




Páscoa! Alegria, bombons, chocolates, presentes...
Mas o que é a Páscoa?
Há muitos anos, no Egito, um povo vivia sob uma grande escravidão, que durou cerca de 430 anos. Era o povo de Israel. E Deus enviou um homem – Moisés – que exigiu de Faraó a total libertação do seu povo. Relutante e com o coração muito duro, o Faraó disse que não iria permitir tal coisa. Isto levou o povo egípcio a sofrer muitas dores pelas pragas que recaíram sobre todos. Foram dez pragas ao todo, mas a última praga, a da morte dos filhos mais velhos é que foi a mais dolorosa. Aconteceu à noite, quando todos estavam dormindo. Deus enviou um anjo que entrava pelas casas e matava os filhos primogênitos.
Quanta tristeza e quanta lamentação!! Pais e mães chorando vendo seus filhos morrerem e nada poderem fazer.
Mas Deus não fez isto sem dar oportunidade para que todos se salvassem. Ele disse que a família deveria tomar uma decisão: dar o “salto da páscoa”, ou seja, matar um cordeiro e passar o seu sangue nos batentes e nas traves das portas das casas, de modo que quando o anjo da morte chegasse veria aquela marca de sangue e passaria por cima daquela casa evitando, assim, a morte dos filhos.
Assim foi instituída a Páscoa, palavra que vem do hebraico “pèssah”, transcrita para o grego como “paskha”, vindo, daí, a palavra latina “pasça” e a portuguesa “páscoa”.
A palavra hebraica traduz-se como passar por cima ou saltar sobre alguma coisa.
Jesus Cristo, certa vez, contou uma história que falava de um filho que pediu ao seu pai a sua parte na herança, pois queria conhecer o mundo.
Sem relutar, mas com grande tristeza, o pai deu para o filho tudo aquilo que ele tinha direito. Com muito dinheiro aquele moço partiu para terras distantes onde desperdiçou toda a sua fortuna com os prazeres do mundo.
Sem dinheiro, sem amigos, sem esperança, aquele filho, com muita dificuldade, consegue um emprego para tomar conta de porcos. Com muita fome ele chegou ao ponto de desejar comer a comida que era dada àqueles animais.
Naquela situação caótica e desesperadora ele reflete: “Ah, quantos empregados diaristas do meu pai tem do bom e do melhor e eu aqui com vontade de comer este tipo de comida e vivendo nesta condição horrível. Vou sair daqui agora e voltarei para meu pai. Quando chegar lá direi a ele: Pai, pequei contra Deus e contra o senhor. Nem sou digno de ser chamado de seu filho. Só quero que o senhor me dê um emprego e me trate como um dos seus menores empregados”.
Arrasado, todo quebrado por dentro e por fora, mas decidido, aquele jovem partiu.
Oh! Mas que surpresa! O seu pai o esperava com ansiedade!
Ao confessar o que estava no seu coração, aquele jovem, arrependido, humilde, ouve de seu pai: “Filho, tudo isto é seu! Vamos fazer uma grande festa, pois você estava morto e reviveu; estava perdido e foi achado!”
Aquele filho tomou uma grande decisão: deu o “salto da páscoa”!
Prezado leitor, assim é a nossa vida.
A Bíblia diz que vivemos como escravos do pecado e nesta condição estamos afastados de Deus. Se assim continuarmos, enfrentaremos a Sua Justiça e, consequentemente, a morte eterna. Porém, pelo Seu grande amor, Deus enviou Jesus Cristo, Seu Filho Unigênito para que, através d’Ele nos reconciliássemos com o Pai Eterno.
Assim como o sangue daquele cordeiro salvou muitos do anjo da morte, Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, derramou o Seu sangue por nós, dando assim a Sua Vida para que pela Sua morte sacrificial nós fossemos salvos da morte eterna.
A Bíblia diz que “se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça”.
Esta é a verdadeira Páscoa!!
Assim como fez aquele jovem, Deus, o nosso Pai, também está esperando pela sua decisão: o “salto da páscoa”.
Volte hoje mesmo para Deus e tenha uma...
Feliz Páscoa com Jesus!

Total de visualizações de página