quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O MENOR MANDAMENTO ou CABRITO COZIDO

A fama de Jesus Cristo cresceu de tal maneira que lhe eram trazidos "todos os que padeciam, acometidos de várias enfermidades e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos e os paralíticos e ele os curava", e formavam uma "grande multidão", o que para Jesus era uma excelente oportunidade para ensinar sobre o Reino de Deus e a sua presença entre eles.

Foi numa destas ocasiões que Jesus declarou o que hoje conhecemos como "O Sermão do Monte"; ali ele dissertou sobre temas importantes para quem deseja uma vida repleta de paz, alegria, fé, esperança e amor. Num determinado momento de sua preleção, Jesus diz:

"Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um 'i' ou um 'til' se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes menores mandamentos e assim ensinar aos homens será chamado o menor no Reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no Reino dos céus."

"Menor mandamento" - Fiquei pensando o que seria exatamente isto. Quais dos 613 (?) mandamentos registrados na Bíblia seriam comparados com um 'i' ou com um 'til'? Seria alguma lei que tratava dos sacrifícios? Talvez uma rola ou um pombinho? Quantas perguntas!

A partir do capítulo 20 do Êxodo comecei a verificar algumas leis no Velho Testamento e, em 23.19, após ler sobre três importantes festas, tive uma surpresa: "não cozerás o cabrito no leite de sua mãe." Descobri um dos menores mandamentos! E entendi que Deus é bastante sensível quanto à vida, impedindo, por uma lei, que um cabrito fosse cozido com o leite que lhe dava a vida. Este pequeno mandamento está escrito também no capítulo 34.26 e em Deuteronômio 14.21.

Entendi também que "cozinhar o cabrito no leite de sua própria mãe" é quando uma esposa aborrecida com o marido, ao conversar com o filho, leva-o a odiar seu próprio pai ao difamá-lo. Continuei a andar por este caminho e percebi que este pequeno mandamento trata exatamente a respeito de relacionamentos com Deus, com o meu semelhante e comigo mesmo.
  •  Com Deus porque o meu relacionamento com ele está saturado de egoísmo, hipocrisia e falsa adoração, segundo palavras de Jesus Cristo.
  • Com meu semelhante porque falo mal dele para outra pessoa ou não o ajudo ou não atendo ao seu pedido de perdão, quando ele mais precisa de mim e do meu amor.
  • Comigo mesmo porque quando nego as verdades bíblicas em minha vida só prejudico a mim mesmo (meu corpo, minha alma e meu espírito) e me afasto daquele para o qual deveria me aproximar. 
Por estas e outras coisas entendi, enfim, que ao violar qualquer mandamento, por menor que seja, crio uma grande barreira que impedirá totalmente o meu acesso ao Pai.
.

Total de visualizações de página