segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A Balança de Deus

Foi uma noite muito triste aquela! O rei Belsazar, com toda a sua corte (cerca de mil pessoas), fazia uma grande festa onde imperavam a bebida, o sexo e a idolatria. Era tudo uma orgia!

Deus, que a tudo observava (Provérbios 15.3) condenou aquela cena. Na parede do palácio apareceram frases que ninguém conseguiu ler. Nem os astrólogos, nem os advinhos, nem os feiticeiros, nem os mais sábios conseguiram ler. O rei, apavorado chama o profeta Daniel à sua presença e, com muito medo, suplica-lhe que interpretasse aquela escrita.

Antes de ler, Daniel mostra que o rei, apesar de toda a sua corte, toda a sua riqueza e todos os seus deuses era incapaz de reconhecer o senhorio e a soberania do Deus Todo-Poderoso. Isto fez com que aparecesse aquela escrita: MENE, MENE, TEQUEL, UFARSIM, que quer dizer: "Contou Deus o teu reino e o acabou; pesado foste na balança e foste achado em falta; dividido foi o teu reino e deu-se aos medos e persas."

Naquela mesma noite Belsazar foi morto e o seu reino foi tomado. Você pode ler tudo isto no livro do profeta Daniel, capítulo 5.

Parece que esta história tem se repetido durante os anos. Homens e mulheres tem trocado a glória de Deus pelos prazeres do mundo. Pessoas que se dizem cristãs tem abandonado o amor, a bondade, a misericórdia do Senhor, preferindo dar lugar às brigas, às angústias, às discórdias, às iras.

A insegurança de um marido e pai e a falta de sabedoria da esposa e mãe geram intranquilidade geral no lar. A irresponsabilidade, o desleixo e a falta de sobriedade de alguns crentes tem trazido confusão e causado descontentamento nos crentes mais simples e humildes.

Podemos dizer que o mundo está dividido em dois grandes grupos: os que agem como Daniel e os que agem como Belsazar.

Final de ano. Época de fazermos um balanço de nossas vidas. Que ouçamos: "pesado foste na balança". Mas que jamais ouçamos: "foste achado em falta!".

Total de visualizações de página