segunda-feira, 23 de maio de 2016

VIVENDO PELO COMPROMISSO


Compare o texto de Isaías 5.1-10 com João 15. Em ambos perceberemos, naturalmente, o eterno amor do Agricultor (o Pai) é o seu compromisso com a Videira (o Filho) que, por sua vez, se compromete a cuidar das varas (os servos) para que produzam abundância de frutos. E a vara é chamada para permanecer ligada à Videira, a fim que dê muitos frutos; a vara desligada da Videira evidentemente nada poderá fazer e a ela, desligada da Videira, restará secura e ardência pelo fogo. As varas frutíferas são todos os que amam o Pai e amam o Filho, permanecendo no amor de Jesus e guardando o seu maior mandamento: “...que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.”. Consequentemente, todas as varas que permanecerem ligadas na Videira receberão a seiva da vida, que é a Palavra e serão contempladas com a graça de realizar tudo o que pedirem porque a Videira Verdadeira lhes atenderá.

Jesus sabia que aquele que o ama e permanece comprometido com ele, certamente seria aborrecido pelo mundo que não conhece a Deus. E ele completa “... se a mim perseguiram, vos também vos perseguirão a vós...” (João 15.20). Entendamos que aquele que nos aborrece (persegue), também persegue a Jesus e aborrece ao Pai. Vejamos o que nos diz a Palavra em Provérbios 6.16-19:

“Estas seis coisas aborrece o Senhor, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa e mãos que derramam sangue inocente; coração que maquina pensamentos viciosos; pés que se apressam a correr para o mal; testemunha falsa, que profere mentiras; e o que semeia contendas entre irmãos.”

O apóstolo Pedro, assim como Paulo (Efésios 6.10-18), entenderam perfeitamente que há uma perseguição feroz e destrutiva contra aqueles que decidiram de uma vez por todas serem seguidores de Jesus permanecendo comprometidos na fé, no amor e na obediência. “... sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos, pois debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar, ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.” (1Pedro 5.5-9).

Para refletir:

"Jesus sabia que aquele o ama e permanece comprometido com ele, certamente seria aborrecido pelo mundo que não conhece a Deus." Diante desta afirmativa reflita:

1.   Como você tem demonstrado seu comprometimento com Jesus?
2.   O mundo tem aborrecido você? De que maneira?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página