segunda-feira, 23 de maio de 2016

CULTO PELO QUE DEUS FAZ


É muito comum cultuarmos a Deus pelas coisas boas que Ele nos tem dado. Assim, agradecemos a vida, a paz, a salvação, a saúde, o lar, etc. Porém, a partir do momento em que incorremos no erro e Deus nos adverte, ficamos revoltados e não aceitamos, na maioria das vezes, a repreensão de Deus. Consequentemente, não cultuamos a Deus, permitindo que o inimigo avance nas suas linhas de combate à alma.

A Bíblia diz que Deus é zeloso e repreende a quem ama (Provérbios 3.12) e que repreende e castiga a todos quantos ama (Apocalipse 3.19). O profeta Isaías entendeu isto perfeitamente. Por isso, em dois belíssimos salmos (Isaías 12 e 25) ele louva a Deus pelas Suas infinitas bênçãos e misericórdias e porque Ele é justo. Começa dizendo: “Graças Te dou, ó Senhor” (12.1). Que espírito de gratidão maravilhoso! Como pode haver um cristão que mesmo advertido não seja grato a Deus? Que culto prestará a Deus? Como poderá, então, demonstrar a sua gratidão?

Veja em 12.2 a 12.4: “confiarei e não temerei”, daí graças, invocai ao Senhor... tornai manifestos os Seus feitos entre os povos”. Mas Isaías também louva a Deus dizendo: “Cantai ao Senhor” (12.5) e “Exulta e canta de alegria” (12.6). Vejamos: gratidão e louvor – duas características importantes para quem deseja oferecer um culto ao Senhor. Por que louvar ao Senhor? “Porque fizeste maravilhas” (25.1); “porque grande é o Santo de Israel no meio de Ti” (12.6).

Finalmente Isaías nos ensina que o verdadeiro culto a Deus é expresso através da adoração: “Invocai o Seu Nome” (12.4). Só um crente que tem visão de Deus no Seu Santo Templo é que pode e deve oferecer o verdadeiro culto pelo que Deus faz (Isaías 6.1-8).

Aprendamos com o profeta Isaías a oferecer um verdadeiro culto ao Senhor, adorando-O, louvando o Seu Santo Nome e agradecendo-Lhe pelas ricas bênçãos que Ele tem derramado sobre nós. Amém.


Para refletir: "Deus é zeloso e repreende a quem ama"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página