terça-feira, 28 de junho de 2016

OS "AIS" DO PROFETA ISAÍAS - II

O quarto “ai” do profeta Isaías é por causa da falsidade do povo (5.20) - É o mesmo Isaías quem diz que a falsidade nas relações com Deus faz com que o Senhor se afaste do Seu povo (Isaías 59.2-3). As bênçãos que Deus tem reservadas ficam como que suspensas até que o seu povo decida a cultuar a Deus com honestidade de coração. Ao falar sobre o culto realizado pelo publicano (Lucas 18.9-14) Jesus considerou condenável a prática do culto com falsidade. Devemos orar para que o Senhor desvie de nós o caminho da falsidade (Salmos 119.29).

O quinto “ai” do profeta Isaías é por causa da soberba do seu povo (5.21) - Quando alguém se acha mais sábio que o outro, isso é soberba; quando alguém acha que sabe tudo, é soberba; quando alguém acha que o seu próximo não pode lhe ensinar nada, é soberba. Quando alguém se acha mais espiritual que o outro, é soberba. A soberba é maligna e faz apodrecer um coração (Jeremias 13.9-10). O sábio Salomão adverte contra a soberba (Provérbios 3.7). O apóstolo Paulo também faz referências quanto ao crente não usar de soberba nos seus relacionamentos (Romanos 1.22 e 12.16). Deus chora por causa da soberba do Seu povo (Jeremias 13.17). “Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte.” (1 Pedro 5.6).

O sexto “ai” do profeta Isaías é por causa da troca de valores (5.22) - Estamos exatamente no tempo das “trocas de valores”. Faz-se o que é errado como se fosse certo. Muito forte e valente para as coisas erradas, mas fraco e covarde em relação ao trabalho de Deus. Esperteza e dinamismo para envolvimentos materiais, mas displicência e comodismo na Causa do Senhor. Fácil aceitação aos lançamentos malignos e incapacidade para aceitar o que pode trazer bênção. “Aquele que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado” (Tiago 4.17).

Os “ais” de Isaías também são para o nosso tempo. Façamos individualmente um exame interior e deixemos que Deus esclareça melhor a Sua Palavra em nossas mentes e corações. Assim, humildes, curvemo-nos em súplica pelo Seu perdão e consagremo-nos sem mais tardar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página