sexta-feira, 3 de junho de 2011

MILLENE E A LIMPEZA NOS RIOS

Antes da leitura, quero informar que Millene - autora desta pérola - é minha neta.

======

Millene (minha filha de 10 anos) chegou da escola com uma tarefa para casa: fazer uma pesquisa sobre "poluição nos rios".

Eu disse a ela  para que, ao invés de buscar e copiar da internet, que ela pensasse na realidade em que vive e sobre as diversas histórias que já ouviu sobre este assunto. Após esta orientação, deixei-a na tia Nine e fui trabalhar. Ao voltar, perguntei se havia feito o dever, e me respondeu que sim. Ao perguntar se a tia havia visto e ajudado, ela respondeu que a tia não havia tido muito tempo, então fez sozinha a tarefa. Ao chegar em casa pedi para dar uma olhada no que ela havia feito, e fiquei muito surpresa, e é claro, "babando" com a criativa produção da minha princesa. Talvez eu até seja uma mãe "babona", mas digam vocês mesmos se o texto ficou limpeza, ou melhor, beleza!

Beijos, de uma mãezinha!
Ivonise Pereira

==========

Limpeza nos rios!

Hoje eu vim falar sobre a poluição dos rios e sobre o que eles causam. Eu sei que os rios poluídos podem causar doenças nas pessoas.

Eu gosto de ouvir histórias que meu avô conta para mim. Ele fala que pescava nos rios, mas hoje em dia não dá pra fazer isso. A minha mãe conta que quando ela era pequena (pequena não, criança, porque pequena ela ainda é), quando ela era criança, tomava banho em um cano furado no ponto final do ônibus 269. Vocês devem estar achando que minha mãe era um palito de dentes para passar por um cano, mas não, a minha mãe era magrinha, mas não tanto pra passar por um cano, pelo contrário, o cano que era grosso, e muito grosso.
Vocês acham que os rios de hoje em dia estão muito poluídos?

Bem, eu acho. Porque hoje em dia a gente não pode mais nadar, pescar, mergulhar em um rio porque o rio está poluído.

Por que os rios estão poluidos?

"Que droga!" Esses rios também...

A não, já sei!  Não é culpa dos rios, se eles estão poluídos é culpa das pessoas, elas é que estão sujando os rios!

Mas, por que, se o lixo é pra ser jogado na lixeira?

Muitas pessoas dizem que jogam o lixo no rio porque os caminhões de lixo não passam em frente a casa delas. Mas o que eu não entendo é só porque os caminhões de lixo não passam em frente a casa delas, elas tem que poluir os rios, jogando sacos de lixo, as vezes até pneus e muitas outras coisas e esquecem que isso demora a se decompor?

Mas para eu encerrar o meu trabalho, eu quero que vocês saibam que temos que manter o Planeta Terra limpo, para daqui a alguns anos termos água potável, porque senão, daqui a alguns anos não vamos ter água potável, só vamos ter água poluída.

Então, eu quero que vocês parem de jogar o lixo no rio e joguem o lixo na lixeira! Para que daqui a alguns anos tenhamos água para beber, porque a água que a gente bebe, vem dos rios.

Millene de Andrade Pereira - 10 anos

Um comentário:

  1. Amei, Mi!
    Você tem futuro,hem!
    Tomara que os rios também tenham futuro, né?
    Estamos juntos nessa: Vida longa para os rios que Deus criou fundamentais para a sobrevivência do paneta.
    Bjs pra vc, para o vovô e para a mamãe, babões!
    Da tia que tá babando, tb.

    ResponderExcluir

Total de visualizações de página