terça-feira, 31 de maio de 2011

A JUSTIÇA É CEGA - Pr. Alexandre Paschoal Aló da Silva

É do Pr. Alexandre Aló, Igreja Batista Missionária do Maracanã, o texto abaixo, que considero de elevada importância, haja vista o momento histórico que estamos vivendo nas esferas política, social e espiritual.
. . . . . . . . . . . .
A justiça é cega. Este é um termo bastante conhecido que tem a intenção de dizer que a justiça é igual para todos. A origem desta representação é outra forte influência da cultura grega. Em sua mitologia, Têmis, filha do Céu e da Terra, foi a segunda esposa de Zeus, sinônimo do poder, é encarada como sendo a deusa da justiça, da lei e da ordem, assim como protetora dos oprimidos. Sua grande sabedoria só era comparável à de Minerva e suas opiniões eram sempre acatadas. Não só a Justiça, mas também a Lei é encarnada por Têmis. Apesar de haver divergências em relação a tal origem, é notório que a imagem que temos da justiça é a de uma mulher de olhos vendados, armada de espada e portando sua balança.

Os últimos dias têm demonstrado que nossa justiça é cega, literalmente. Contudo, esta que deveria ser fruto da virtude da equidade, deu lugar à incapacidade de perceber, notar e compreender o que lhe é apresentado para julgar. Sua balança, que é sua principal ferramenta, foi ultrapassada em sua capacidade de peso. Consequentemente suas medidas estão distorcidas. A expressão popular “o mundo está perdido” é cada vez mais verdadeira. Nossa sociedade perdeu definitiva e irreversivelmente a possibilidade de estar alinhada com a Palavra de Deus. Não tardará e essa justiça, cada vez mais cega e incapaz de julgar com justiça, alcançará cada lar, pessoa, família e afetará os laços democráticos do nosso país. Essa “justiça” continuará sendo manipulada para servir interesses econômicos, políticos e mundanos. Isto é um fato aclamado pela mídia, pelo povo e pelos fatos.

Por alguns instantes, meditando nesta situação brasileira, de escândalo em escândalo, manobra após manobra, quase me afunilei no vale da desesperança. Todavia, um texto bíblico inundou meu coração: Atende, senhor, a minha oração, dá ouvidos às minhas súplicas. Responde-me, segundo a tua fidelidade, segundo a tua justiça (Salmo 143.1). Voltei meu olhos para os jornais pendurados na banca, suas folhas balançavam ao vento. Os versos oito, nove e dez do texto tiveram marcante significado: Faze-me ouvir, pela manhã, da tua graça, pois em ti confio; mostra-me o caminho por onde devo andar, porque a ti elevo a minha alma; Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terreno plano.Vivifica-me, SENHOR, por amor do teu nome; por amor da tua justiça, tira da tribulação a minha alma.

Queridos irmãos, nossa nação precisa de oração e de um povo em santidade, preparado na Palavra de Deus. O texto acima faz parte de uma série de Salmos escritos por Davi no momento em que Aitofel e Husai aconselham Absalão (filho de Davi) a investir pesado contra o próprio pai com 12 mil homens de guerra. Assim que Davi chega a Maanain (II Samuel 17.27), aproveitando o pouco de tempo que lhe restava, são escritos os salmos 42, 43, 55, 71, 28, 143, 40, 70, 27 e 120.

O poder perdeu o censo de justiça e nós não podemos nos desesperar e nos alimentar da noção de que está tudo perdido. Não! Precisamos afirmar que nós estamos aqui, somos luz e sal. Podemos fazer a diferença com nossas vidas, nossas famílias e com nosso testemunho pessoal. Eu estava parado na banca quando alguém, depois de ler os noticiários de pura injustiça, comentou baixinho: “só Jesus na causa”! E sabemos que esta frase é de efeito popular, talvez não tenha sido dita com o coração, mas apenas na onda da moda. É certo, contudo, que aqueles que são crentes e filhos de Deus devem dizer que Jesus Cristo é a única esperança para nossa nação. Há uma profunda urgência em divulgarmos que a tristeza deste momento não nos abala completamente, porque nossa confiança está no Senhor. E mesmo que essa “justiça” desfigure a justiça, não ficaremos desamparados porque o Senhor é a nossa justiça. Ele não falha, não se atrasa, não se adianta, nem dorme, não cochila, nem tem seu braço longe de nos colocar em local seguro.

Esta mensagem deve estar estampada em nossa vida, proclamada a todos os cantos, por onde andarmos. Aproveite este momento, em todos os lugares e transmita nossa segurança no sentido de que, ainda que a justiça dos homens seja cega, Deus tudo vê e a sua Justiça é perfeita. Mesmo quando as normas e leis deste país deixarem de lado a Bíblia e a vontade do Senhor, nós permaneceremos fiéis porque Ele é fiel. Deixo-vos por fim o ensinamento próprio para o momento: Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação (Habacuque 3.17-18).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página