quinta-feira, 21 de julho de 2011

VIAGEM EDIFICANTE - VIDA NÃO EDIFICANTE

Sempre que podemos, minha esposa e eu vamos a Dores do Rio Preto, município do Estado do Espírito Santo. Foi em Dores que minha esposa nasceu. Gosto de ir lá. É como se voltasse ao tempo e visse a minha esposa ainda criança - com 4 anos de idade - correndo e brincando com seus irmãos pela rua onde morava.

Saindo às 14 horas do Rio de Janeiro, até chegarmos a Dores-ES, uma viagem com cerca de 5 horas, precisamos passar por Teresópolis-RJ, Além Paraíba, Muriaé entramos em Fervedouro até chegarmos a Carangola e daí seguimos para a pequenina mas aconchegante Espera Feliz-MG, que para mim é uma cidade cheia de história e poesia. Ali fazemos uma pequena refeição e dormimos. No dia seguinte, após o café da manhã, por mais cerca de 30 minutos entramos em Dores do Rio Preto para passarmos uma parte do dia. Depois almoçamos em Guaçui e voltamos para casa via Campos dos Goytacazes-RJ.

É uma viagem maravilhosa! Cheia de aventura e beleza ecológica!

Foi exatamente numa dessas idas a Dores que ao sairmos de Carangola e subíamos a serra em direção a Espera Feliz percebi um grande cartaz com os seguintes dizeres:


Parei o carro e fiquei por alguns minutos lendo o cartaz para gravar em minha mente aquelas palavras com um grande ensinamento.

Percebi, evidentemente o cartaz estava endereçado às pessoas que constroem casas de qualquer maneira e em qualquer lugar e, às vezes em áreas com extremo perigo de deslizamentos, colocando em risco as suas vidas e as de suas famílias.

Percebi também que ele estava endereçado a mim, mas de uma forma diferente. Quantas vezes construí em áreas não edificantes e, por causa disto, trouxe tristezas e mágoas para minha família e para a igreja! Quantas vezes, por dar atenção àquilo que o Senhor abomina, permiti que o pecado tomasse conta de meu coração levando-me a fazer coisas que trouxeram amargura àqueles que me amam. Por construir em áreas não edificantes dei ouvidos e abri meu coração a palavras que eram más e desestruturei o meu lar e a minha vida espiritual e enchi de desgosto os meus amigos e irmãos em Cristo. Sim, construí em áreas não edificantes, coloquei em risco a minha vida e a vida de minha família e, consequentemente, sofri muito com isto.

Gostaria muito que você entendesse o sofrimento que advem àqueles que se satisfazem construindo sua vida em áreas de extremo perigo de deslizamentos.

Gostaria que, como eu, você entendesse as palavras de Jesus - que grande cartaz nas viagens da vida! - quando ele diz que devemos construir nossa casa na rocha.

Gostaria que, como eu, você fizesse o seguinte pacto com Deus, escrevendo e fixando em local que você possa ler todos os dias e gravando em seu coração:

"Hoje (data), eu (escreva o seu nome) faço o seguinte pacto com o SENHOR:
  • Declaro que o Senhor me será por Deus.
  • Declaro que andarei nos seus caminhos.
  • Declaro que guardarei os seus estatutos, os seus mandamentos e os seus juízos.
  • Declaro que darei ouvidos à sua voz."
Amém! Glórias a Deus!

2 comentários:

  1. Querido irmão, Edmilson!
    Que palavra edificante. Aplicação muito oportuna...
    Tenho refletido constantemente a esse respeito e tenho feito esta oração: Livra-me de pecar! Livra-me de entristecê-lo, bem como aqueles que estão à minha volta, Senhor!
    Isto é muito sério...
    Posso copiar e postar no meu blog?
    Estou sempre orando por você, Milson.
    O Senhor é contigo,
    Paz!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Milson!
    Eu recebi seu e-amil.
    Quanto ao seu link, ele já faz parte do meu blog há muito tempo.
    Cada vez que você faz uma nova postagem, aparece no meu blog, tá?
    Tenha uma dia cheio da paz de Jesus Cristo!

    ResponderExcluir

Total de visualizações de página