quinta-feira, 16 de junho de 2011

FOBIAS

O Grito - Edvard Munch - 1893
Fobia é uma aversão irreprimível a alguma coisa. Vem do grego “fobos” que significa medo, temor. É uma neurose. Muitas pessoas sofrem desta doença e algumas vezes as consequências são desastrosas.
O medo é um sentimento comum a todas as espécies animais e serve para proteger do perigo. Segundo a psicóloga, pesquisadora e escritora Olga Inês Tessari, todo ser humano nasce com dois medos: do barulho (fonofobia) e o medo de cair (basofobia). Os demais são adquiridos ao longo da vida, conforme a pessoa vai se deparando com situações mais ou menos ameaçadoras, já que o medo é o principal sentimento a demonstrar o instinto de sobrevivência. (http://ajudaemocional.tripod.com/id593.htm)
A relação dessas neuroses é bastante grande e aumenta a cada dia, roubando das pessoas o que têm de muito importante: a vida espiritual. Cito algumas mais conhecidas: hidrofobia: aversão à água; aerofobia: medo mórbido de correntes de ar; xenofobia: aversão às coisas ou pessoas estrangeiras; claustrofobia: medo de estar ou passar em lugares fechados; fotofobia: horror à claridade; antropofobia: terror, horror aos homens; zoofobia: medo de animais. Atualmente fala-se muito em homofobia (medo da homossexualidade) e em heterofobia (medo da heterossexualidade).
A Bíblia, evidentemente, trata com muita propriedade deste assunto. Quando Deus olha para o homem e diz “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea” certamente evitou que Adão sofresse de eremofobia (medo de estar só). Entretanto, a primeira fobia citada é aquela que até hoje tem encontrado lugar nos corações dos homens. Refiro-me à teofobia, medo de Deus (Gênesis 3.10). E é exatamente esta a causa e o princípio de todas as demais fobias existentes ou que venham a existir especialmente no meio cristão, causando sérios prejuízos ao Reino de Deus. Há cristãos com adelfosfobia – medo dos irmãos, ou seja, pavor de um relacionamento fraterno mais evidente. Há outros com a eclesiofobia – medo de igreja ou, mais claramente, medo de participação nas atividades da igreja em que faz parte; muita ocorrência hoje no que se refere à Escola Bíblica Dominical e aos cultos de oração.
A Bíblia diz que “no amor não há temor; antes o perfeito amor lança fora todo o temor: o que teme tem consigo a pena e o que teme não é perfeito no amor” (I João 4.18). E completa “no dia em que eu temer, hei de confiar em Ti.”
Enfim, do Velho ao Novo Testamento, a expressão “não temas!” nos encoraja a encarar, repreender e expulsar os medos, temores, neuroses e fobias que vêm como passageiros, ficam como hóspedes e terminam como senhores.
Vençamos, pois, as fobias!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

QUESTÃO BÍBLICA

Eis uma questão que recebi e, em seguida, a minha resposta.

==================

A QUESTÃO:

Jó 1.6.7
E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles.
Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.

Jó 2.1.
E, vindo outro dia, em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles, apresentar-se perante o SENHOR.

Satanás perante o Senhor??? E aí?

===================

A RESPOSTA

Aí vai o que penso com relação à presença de Satanás perante Deus e seus filhos.

A lógica de Deus é diferente da nossa (Isaías 55.8: Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR).

Com uma pessoa normal (?) aconteceria exatamente assim: ela briga com uma pessoa e fica sem falar com ela e não quer vê-la nem pintada com tinta de ouro; e isso pode durar muitos anos...

Mas a lógica de Deus é diferente da nossa (oops! repeti). Deus é Deus de relacionamentos. E a maior prova é essa, ou seja, receber os seus filhos em sua casa e com eles o seu pior inimigo, sem ofendê-lo, nem lembrar de fatos ocorridos no passado, nem de fúteis cobranças, nem de acusações desnecessárias e perturbadoras. Bem diferente de nós, não é verdade? Carregamos mágoas, rancores, frustrações, ressentimentos, raivas, tristezas e outras coisas mais.

Entretanto, a lógica de Deus é bem diferente da nossa (estou repetindo) porque Ele é Deus de amor. Ele não nos trata de maneira diferente pelo fato de pensarmos diferente do que ele pensa e andarmos por caminhos diferentes dos caminhos dele. E isto é vital para nós! O que seria de nós se Deus nos tratasse como tratamos os que nos fazem mal ou que pensam e agem diferente de nós?

Temos de aprender com Jesus se quisermos nos apresentar como verdadeiros discípulos dele, o qual ao sofrer e morrer por nós, jamais repeliu, insultou, magoou a qualquer pessoa, mesmo sendo declaradamente inimiga.

Acredito que o apóstolo Paulo e muitas outras pessoas alcançaram este patamar - "vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim...".

Nós também poderemos alcançar, se formos pessoas anormais.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

MILLENE E A LIMPEZA NOS RIOS

Antes da leitura, quero informar que Millene - autora desta pérola - é minha neta.

======

Millene (minha filha de 10 anos) chegou da escola com uma tarefa para casa: fazer uma pesquisa sobre "poluição nos rios".

Eu disse a ela  para que, ao invés de buscar e copiar da internet, que ela pensasse na realidade em que vive e sobre as diversas histórias que já ouviu sobre este assunto. Após esta orientação, deixei-a na tia Nine e fui trabalhar. Ao voltar, perguntei se havia feito o dever, e me respondeu que sim. Ao perguntar se a tia havia visto e ajudado, ela respondeu que a tia não havia tido muito tempo, então fez sozinha a tarefa. Ao chegar em casa pedi para dar uma olhada no que ela havia feito, e fiquei muito surpresa, e é claro, "babando" com a criativa produção da minha princesa. Talvez eu até seja uma mãe "babona", mas digam vocês mesmos se o texto ficou limpeza, ou melhor, beleza!

Beijos, de uma mãezinha!
Ivonise Pereira

==========

Limpeza nos rios!

Hoje eu vim falar sobre a poluição dos rios e sobre o que eles causam. Eu sei que os rios poluídos podem causar doenças nas pessoas.

Eu gosto de ouvir histórias que meu avô conta para mim. Ele fala que pescava nos rios, mas hoje em dia não dá pra fazer isso. A minha mãe conta que quando ela era pequena (pequena não, criança, porque pequena ela ainda é), quando ela era criança, tomava banho em um cano furado no ponto final do ônibus 269. Vocês devem estar achando que minha mãe era um palito de dentes para passar por um cano, mas não, a minha mãe era magrinha, mas não tanto pra passar por um cano, pelo contrário, o cano que era grosso, e muito grosso.
Vocês acham que os rios de hoje em dia estão muito poluídos?

Bem, eu acho. Porque hoje em dia a gente não pode mais nadar, pescar, mergulhar em um rio porque o rio está poluído.

Por que os rios estão poluidos?

"Que droga!" Esses rios também...

A não, já sei!  Não é culpa dos rios, se eles estão poluídos é culpa das pessoas, elas é que estão sujando os rios!

Mas, por que, se o lixo é pra ser jogado na lixeira?

Muitas pessoas dizem que jogam o lixo no rio porque os caminhões de lixo não passam em frente a casa delas. Mas o que eu não entendo é só porque os caminhões de lixo não passam em frente a casa delas, elas tem que poluir os rios, jogando sacos de lixo, as vezes até pneus e muitas outras coisas e esquecem que isso demora a se decompor?

Mas para eu encerrar o meu trabalho, eu quero que vocês saibam que temos que manter o Planeta Terra limpo, para daqui a alguns anos termos água potável, porque senão, daqui a alguns anos não vamos ter água potável, só vamos ter água poluída.

Então, eu quero que vocês parem de jogar o lixo no rio e joguem o lixo na lixeira! Para que daqui a alguns anos tenhamos água para beber, porque a água que a gente bebe, vem dos rios.

Millene de Andrade Pereira - 10 anos

Total de visualizações de página