segunda-feira, 18 de abril de 2011

QUANTO VALE UMA IDÉIA?

Depende.

Se for boa, isto é, se nela forem encontradas qualidades, tais como ter bom conteúdo, ser bem fundamentada àquilo que se propõe, ser prática e que vise atingir o objetivo proposto, então podemos considerar à idéia um grande valor. As boas idéias vêm estimuladas por um desejo de aperfeiçoar o que existe e criar maneiras para abrir novos caminhos exatamente porque são produtivas, enriquecendo uma comunidade, tornando-a capaz de enfrentar os maiores desafios.

Na Bíblia existem vários casos de homens e mulheres que tiveram boas idéias, cujos resultados foram excelentes. Quando Moisés se desgastava tratando sozinho dos assuntos do povo de Israel, seu sogro Jetro teve uma boa idéia (Êxodo 18.13-27). Deus ofereceu a Salomão uma oportunidade para pedir qualquer coisa que o Senhor o atenderia. Ele então teve uma idéia: pediu sabedoria e os resultados, evidentemente, todos sabemos. Certa mulher que sofria de grave enfermidade há quase doze anos e, buscando a cura, gastou todo o seu dinheiro com médicos, mas nada resolveu. Então ela soube que Jesus Cristo passaria perto de sua casa e teve uma idéia: "se tão somente tocar na sua roupa, sararei". Ao executar o plano, ela obteve a cura desejada e muitas coisas boas foram acrescentadas à sua vida.

É assim mesmo: boas idéias simplesmente sempre trazem coisas boas.

O Senhor nos adverte em Filipenses 4.8 para que tenhamos sempre as melhores idéias e o sábio Salomão nos ensina dizendo que os amantes das boas idéias são fontes de vida (Provérbios 16.21-24).

Vale a pena pensar se estamos tendo boas idéias com relação às nossas atitudes com Deus, com nosso semelhante ou conosco mesmos, porque as idéias vêm por aquilo que realmente imaginamos.

Lembrando que tudo o que fazemos de bom ou de ruim retorna para nós mesmos concluímos que tristeza, amargura, desgosto, ira, raiva, dissensões, discórdias e outras coisas semelhantes a estas não são frutos de boas idéias. Consequentemente, para nada valem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página