terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

VIDAS QUE EDIFICAM

Creio que uma das maiores preocupações do discípulo de Jesus Cristo deva ser a promoção de sua edificação pessoal, de sua família, sua igreja e de sua comunidade. É sobre isto que se refere esta palavra: vidas que edificam a comunidade.

Particularmente, quero que você pense comigo no bairro, na rua onde moramos, na comunidade onde vivemos e pergunto: você se orgulha do seu bairro? das pessoas que moram na comunidade em que você faz parte? dos jovens? da qualidade de vida das crianças e dos idosos? do comércio?

Agora faço outra pergunta tão importante quanto a primeira: o seu bairro se orgulha de você? Há algum tempo li uma frase que me emocionou: "Gosto de ver um homem orgulhar-se do lugar onde vive; gosto de ver um homem viver de modo que seu lugar se orgulhe dele."

Por outro lado, penso que a selvageria, a ferocidade, a promiscuidade que nossas cidades produzem nos homens é consequência da corrupção existente pela falta de homens e mulheres que trabalhem mais na edificação espiritual, moral e material dessas cidades. Na verdade, é do perfil fisionômico de homens e mulheres que se compõe o caráter da cidade, já que a alma da cidade é o somatório das almas das pessoas que vivem nela.

Sendo suficientemente sensíveis, poderemos compreender que existem almas-caranguejos que vivem recuando - algumas lenta, outras rapida, porém todas continuamente - para as trevas. São pessoas que recuam mais do que avançam, que empregam toda a sua experiência para aumentar a deformação de uma comunidade já deformada. São vidas que destroem. São vidas que não edificam. "Espera-se a paz e não há bem; o tempo da cura, e eis o terror!" (Jeremias 8.15).

Jerusalém era a cidade dos reis, dos príncipes, das riquezas, da religião, da fama. Entretanto, "Jesus chorou sobre a cidade" (Lucas 19.41) porque Jerusalém também era uma cidade de famílias desajustadas, homens com espírito de maldade, transgressores, necessitados de Deus.

"E procurai a paz da cidade, para onde vos fiz transportar, e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz, vós tereis paz." (Jeremias 29.7).

Você tem chorado sobre a sua cidade?

2 comentários:

  1. peço permição para usar metade deste texto em uma pregação !

    marcio

    ResponderExcluir
  2. Que palavra boa!
    Coisa relevantes...
    Coisas reflitantes..
    Para se pensar...
    E para se tomar atitude.
    Que a graça, paz e verdade de Deus,encham a sua vida!

    ResponderExcluir

Total de visualizações de página