quarta-feira, 2 de março de 2011

ACHADOS E PERDIDOS

O capítulo 15 de Lucas é conhecido como a Seção de "Achados e Perdidos". Ali encontraremos a ovelha, a moeda e o filho, todos perdidos e - felizmente - achados, trazendo alegria para muita gente. O pastor ficaria frustrado se a sua ovelha caísse nas garras do lobo; a mulher da moeda certamente sentir-se-ia infeliz e o pai provavelmente morreria de saudades.

A vida é assim mesmo: coisas achadas e coisas perdidas. O que caracteriza a felicidade, nestes casos, é o saldo quantitativo e qualitativo. Às vezes, querendo achar a fama e a riqueza, perde-se a moral e a dignidade; para não se perder uma amizade, acha-se o vício, a depressão e perde-se a vida; desejando encontrar o amor, acha-se o desgosto, a tristeza, a discórdia e a mágoa; para não perder o cônjuge, acha-se a decepção, a frustração e o ódio; querendo encontrar a santidade ou a consagração de vida, perde-se a humildade; há pais que preferem dar total liberdade aos filhos para que eles achem, por si mesmos, o caminho da vida e o fim é a desonra e a vergonha familiar; jovens que buscam o sucesso perdem o respeito e o amor próprio; muitos procuram uma maior visão do mundo e perdem a visão de Deus.

Sempre é bom fazer uma avaliação pessoal e honesta de caráter e atitudes, a qual deve abranger três pontos: diante de si mesmo, diante do seu semelhante e diante de Deus.

E que o saldo entre os achados e perdidos seja positivo.

Um comentário:

  1. Unhunnn...sabe esse som que a gente faz quando lê ou vê algo bem interessante? Pois foi assim que me vi qd acabei de ler este texto,cunhado.
    Paz!

    ResponderExcluir

Total de visualizações de página