Por favor, leia a Palavra de Deus em Mateus 14.22-31.
O que vemos aqui neste texto é um momento bem difícil que os discípulos de Cristo passaram. Após a multiplicação dos pães e dos peixes, os discípulos de Cristo atravessavam de barco o mar da Galiléia, quando sobreveio uma forte tempestade e eles ficaram bastante atemorizados e assustados.
Entretanto, Deus, que está sempre perto de seus filhos que padecem as tempestades e os revezes da vida, enviou o Senhor Jesus, que foi ao encontro daqueles apavorados homens, dizendo: "Tende bom ânimo, sou eu, não temais!". Pedro então disse: "Se és tu mesmo o Senhor, manda-me ir ter contigo por cima das águas". E Jesus lhe disse: "Então vem!". Pedro o seguiu, mas logo que começou a vacilar e afundar, gritou: "Cristo, Cristo, estou afundando, vem salvar-me, Senhor!". E o Mestre rapidamente segurou Pedro e com muito amor em seu coração calmamente lhe falou: "Por que você duvidou, homem de pouca fé? Vamos, levante-se, firma o seu pé, porque aquele que crê e é salvo pela graça, faz cessar a ventania e a tempestade passa." Jesus lhe estendeu a mão. Jesus o segurou. Jesus salvou Pedro de morrer na tumultuada tempestade do mar da Galiléia.
De forma semelhante, hoje também estamos no barco da vida. Quantas vezes atravessamos mares tempestuosos que, pela braveza de suas águas, parecem que vão nos submegir?
Quantas vezes enfrentamos dificuldades que parecem não ter fim e ficamos desesperados, nervosos e angustiados? Sofremos de insegurança porque olhamos ao nosso redor e, aparentemente, não vemos solução; pensamos que tudo em nossa vida vai naufragar e morreremos afogados pelas águas destes mares tenebrosos. São os naufrágios matrimoniais, os desastres financeiros, os sofrimentos morais, as enfermidades prolongadas e algumas terminais, os ressentimentos, mágoas e rancores longamente alimentados e as depressões que prejudicam o corpo e a alma.
Todas estas coisas são tempestades violentas que vem sobre o ser humano, a fim de destruir-lhe o que tem de mais valioso - a fé em si mesmo e a fé em Deus - inundando e arrasando muitos lares levando-os a entrar em profundos atritos.
São as tempestades que conduzem maridos e esposas ao desajustamento conjugal e que fazem pais se revoltarem contra os seus filhos revoltados.
Disse-me certo promotor público que mais da metade dos casos que vão parar em nossas cortes familares e criminais têm origem em situações que aparecem durante as tempestades da vida: brigas domésticas, observações ofensivas, palavras humilhantes, depreciativas, gestos grosseiros - eis aí as coisas que aparecem durante as tempestades da vida e que são traduzidas pelas agressões físicas, suicídios e assassinatos, enfim.
Quantas pessoas neste momento estão passando por essas tempestades! Mas Deus, que sabe de todas as coisas, enviou Jesus para vir em auxílio daqueles que sofrem a fim de que haja vitórias reais e amor em família. Confie em Jesus!
Veja que belíssima poesia:
Ó Mestre! O mar se revolta, as ondas nos dão pavor,
O céu se reveste de trevas, não temos um salvador!
Não se te dá que morramos? Podes assim dormir?
Se a cada momento nos vemos, sim, prestes a submergir?
Mestre, na minha tristeza estou quase a sucumbir
A dor que perturba minha'alma eu peço-te vem banir!
De ondas do mal que me encobrem, quem me fará sair?
Pereço sem ti, ó meu Mestre, vem logo, vem me acudir!
Mestre chegou a bonança, em paz eis o céu e o mar
O meu coração goza calma, que não poderá findar.
Fica comigo, ó meu Mestre, dono da terra e céu
E assim chegarei bem seguro ao porto destino meu.
Neste momento você pode falar em alto e bom som, da mesma forma como falou o poeta bíblico: "APRESSA-TE EM MEU AUXÍLIO, SENHOR, MINHA SALVAÇÃO!"
E você ouvirá a voz do Senhor lhe dizer: "AQUIETAI-VOS E SABEI QUE EU SOU DEUS. ENTREGA TEU CAMINHO AO SENHOR, CONFIA NELE E O MAIS ELE TUDO FARÁ.
Levante a sua mão neste momento e diga comigo: "SEGURA MINHA MÃO, JESUS!"
Louvado seja Deus! Amém!